6 dicas para lidar com adolescentes
- Flávia Gimenes
- 28 de set. de 2015
- 3 min de leitura

Algumas dicas de como lidar com o adolescente:
1° Nunca o agrida fisicamente ou com palavras mal ditas, o adolescente sofre por passar por essa fase, onde não é mais criança, mas também ainda não é adulto, esse tipo de agressão só o afastará de você.
2° Imponha limites a eles, mesmo sem gostarem, pois, na verdade se sentem protegidos quando os pais dizem "não".
3° OUÇA qualquer assunto que ele for lhe contar (por mais bobo que possa parecer), e se interesse por eles, dando sua opinião, mas lembre-se de ouvi-lo até o fim antes de começar a falar, e se o assunto for muito desagradável, deixe o adolescente o mais a vontade possível, para que ele conte e desabafe até o fim sem esconder nada (acredite que dá certo!).
4° Fique atento em assuntos referentes à escola, pois muitos adolescentes se "perdem" devido às amizades da escola, lembre-se você um dia foi um adolescente assim como eu e sabe das coisas terríveis que fez na sua época escolar, e claro geralmente como não trabalham, o mínimo que os pais ou responsáveis devem exigir de um adolescente são boas notas. Acompanhe suas reuniões SEMPRE e principalmente seu boletim escolar.
5° A idade de se apaixonar é essa! Atenção, é um DEVER dos pais, ensiná-los desde criança como deverão agir ao estar namorando (respeitar e exigir respeito), hoje em dia fala-se muito em ficar, e ao perguntar aos adolescentes porque "ficam" obtive como resposta: “é uma forma de conhecer o outro, pra saber se vou namorar ou não”, diante desse fato observei que existe uma tática interessante e fiz a seguinte proposta: ao invés de "ficar", deveriam fazer amizade para depois namorar e tudo deve ser feito com o consentimento dos pais, onde o namoro acontece com um único propósito: preparo para o casamento.
Será que seu adolescente está se preparando para casar ou está apenas namorando por namorar? Alguns estudiosos dizem que a idade certa para namorar é aos 17 anos, onde estão terminando os estudos básicos e ingressando no mercado de trabalho, converse sobre isso com seu adolescente, tenho certeza que ele pensará muito sobre tudo isso.
6° Faça o culto doméstico por mais que pareça algo “bobo”, é nesse momento que o adolescente consegue se concentrar para aprender algo sobre Deus, pois, geralmente nos cultos a sua atenção é voltada em qualquer coisa, menos na mensagem, é normal a falta de atenção deles nessa época, por isso procure o líder de sua igreja e proponha sempre algo diferente para a reunião de adolescentes, isso fará com que eles se motivem a estar na casa de Deus.
Observei conversando em particular com vários adolescentes que muitos pais não dão o maior exemplo de Cristão, e pasmem, eles ainda observam muito os pais! Cuidado com as palavras sobre os irmãos da igreja ou comentários sobre o pastor, lembre-se que isso poderá voltar-se contra você mesmo quando exigir que seu adolescente vá para igreja se você vive falando mal dos irmãos, ou mesmo querer que ele frequente a EBD se os pais não vão. Melhor que palavras, são as atitudes! Abençoe seu adolescente, diga de verdade sempre, declare o quanto o ama e o quanto ele é importante para sua família, na sociedade, na igreja, pois, isso será apenas o começo de uma linda amizade;
“E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.” Lucas 2.52
Comentários